Clima Equatorial
Esse clima ocorre em áreas de baixa latitude, muito próximas ao equador, de onde provém seu nome. Ele é quente, com amplitude térmica anual muito baixa, com temperatura em torno de 26°. É muito úmido, com alto índice de evaporação e de pluviosidade, atingindo de 2000 a 3000 milímetros por ano. A umidade relativa do ar nas regiões de clima equatorial é elevada, com uma média anual de 90%.
Clima Tropical
Clima tropical é situado em regiões próximas aos trópicos e é uma faixa de transição entre os climas equatorial e desértico, por isso apresenta características variadas.
Existem os seguintes tipos de clima tropical:
Tropical de monções: Esse clima, mais comum no sul da Ásia e leste da África, resulta dos ventos de monções que mudam de direção de acordo com as estações. Este clima tem um mês mais seco, com menos de 60 mm de chuva
Clima tropical úmido e seco ou de savana: Esse clima tem uma estação seca intensa, com o mês mais seco tendo precipitações menores que 60 mm. Na maioria dos lugares que tem clima tropical úmido e seco, a estação seca ocorre durante a época de sol mais baixo e dias mais curtos.
Clima tropical de altitude: Tem precipitações menores que 60 mm, mas tem temperatura média de 18°C e amplitude térmica elevada (10°C), podendo ter ocasionalmente geadas e, muito raramente, também precipitações de neve
Clima Desértico
Esse clima apresenta dois tipos:
Clima desértico quente: caracteriza-se por ter noites extremamente frias e dias extremamente quentes. A maioria dos desertos quentes do mundo se localizam entre os trópicos. Normalmente não há chuvas nessas regiões devido a sua localização em zonas de alta pressão.Já nos desertos costeiros há mais precipitações devido as correntes oceânicas frias, apresentando índice pluviométrico anual de 200 mm. Há também desertos próximos a cadeias montanhosas que retêm a umidade impedindo as chuvas.
Clima desértico frio: apresenta temperatura média por ano menor do que 8°C. Torna-se frio porque se localiza em regiões de média latitude (entre 40°C e 60°C). Alguns desertos frios são áridos por causa existência de cordilheiras ou em outros desertos frios, a causa é a distância dos oceanos. Os desertos frios resultam dos mesmos fatores dos desertos quentes.
Clima Mediterrâneo
Esse clima ocorre em áreas litorâneas, sendo muito bom para determinadas culturas (oliva, uva etc). Ele é úmido durante o inverno e seco durante o verão. Tem amplitude térmica anual muito elevada, de 0° a 30° C. Seu índice pluviométrico é moderado, estando entre 1000 mm e 500 mm anuais e sua umidade do ar média é de 75%.
Subtropical Úmido
Esse clima apresenta verão curto, mas com temperaturas elevadas (média anual de 23°C), tendo um inverno com baixas temperaturas (média anual de -5°C). A umidade relativa do ar fica em torno de 60% e 85%. Seu índice pluviométrico fica entre 1000 mm e 500 mm anuais e podem ocorrer geadas durante o inverno.
Clima Temperado
Esse clima é normalmente localizado em latitudes entre 25° e 30° e tem dois tipos:
Clima temperado continental: apresenta amplitudes térmicas altas, já que não sofre a influência reguladora dos oceanos (nos verões a temperatura pode chegar a 22ºC e no inverno pode chegar a 0ºC, dependendo da região). Os Invernos são muito frios (com temperaturas negativas), longos e secos, e os Verões são quentes, curtos e relativamente chuvosos. A precipitação é escassa e ocorre, sobretudo no Verão. No inverno surge sobre a forma de neve.
Clima temperado oceânico: nesse clima as precipitações são abundantes ao longo de todo o ano com máximos no Outono e no Inverno. A nebulosidade é muito grande podendo manter-se o céu encoberto durante semanas seguidas. As temperaturas ficam em torno de 15º a 20°C no verão e acima de 5°C no inverno. Esse clima apresenta as estações bem distintas entre si.
Clima Subpolar
Esse clima apresenta invernos muito frios e longos. Os verões são curtos e pouco quentes com temperaturas médias mensais sempre abaixo dos 5ºC. As precipitações são baixas e concentradas na época mais quente. Encontra-se em latitudes muito elevadas próximas do Pólo Norte.
Polar
Esse clima é caracterizado por regiões de altas latitudes, nos pólos, por isso o nome. Praticamente não chove nas regiões de clima polar. Em vez disso ocorre a queda de neve, numa quantidade anual de 150 mm. A umidade relativa do ar fica em torno de 70% no inverno, com temperaturas anuais em torno de -30°C, podendo atingir até -60°C. Já no verão, a umidade relativa do ar é de 80% com temperaturas baixas, em média de 4°C. Os ventos nessas regiões são intensos.
Clima de Altitude
Quanto mais alta é a região, maior a queda da temperatura (a cada 100m a temperatura cai cerca de 0,6ºC), maior taxa de precipitação, menor pressão atmosférica e mais ventos (dependendo do relevo do local). A amplitude térmica anual seja pequena, porém a amplitude térmica diurna (a diferença da temperatura do dia para a noite) é bastante significativa.
isso é muito enportante para o pais muito bem quem fez isso
ResponderExcluirGostaria de saber qual a referencia do assunto acima autor/ano por farvor postem pois estou precisando para concluir um trabalho, sem mais.
ResponderExcluirAnderson Moreira.