terça-feira, 1 de setembro de 2009

El Niño, Granizo e Neve

El Niño

El Niño é um fenômeno climático causado pelo aumento anormal da temperatura no Oceano Pacífico. A principal consequencia desse fenômeno é a mudança do clima no Mundo. O nome desse fenômeno se deve a relação com o Natal já que a costa peruana recebe as águas quentes no mês de dezembro. O regime de chuvas muda é diversos pontos do planeta duram a atuação do El Niño. Enquanto nos Estados Unidos, Austrália e América Central sofrem com as secas, o sul do Brasil e países europeus mediterrâneos sofrem com precipitações além do normal.

Granizo

A chuva de granizo é uma precipitação de substâncias sólidas. Esse tipo de fenômeno ocorre no tipo de nuvem cumulonimbos que podem alcançar alturas altíssimas. No interior dessas nuvens as correntes de ar elevam a alturas maiores o vapor de água que acaba ultrapassando a linha Isotérmicade de 0º. Sendo assim essa gotículas de água se condensão até terem peso suficiente para que caiam.



Neve

É um fenômeno meteorológico que ocorre quando as nuvens encontram-se à uma temperatura inferior à 0º. Segundo a Sociedade Americana de Meteorologia existem sete tipos de neve: flocos de neve (gelo em forma de floco), grão de neve (partículas bem pequenas e opacas de gelo), grão de gelo (pelotas de gelo de 5 milímetros de diâmetro), graupel (partículas pesadas de neve), granizo (pedras sólidas de gelo), chuva congelada (água congela ao entrar em contato com o solo) e aguaneve (cai no chão com traços de cristalização).

Nenhum comentário:

Postar um comentário